Patinho feio?

Li um texto da Revista TPM de agosto, que fala sobre os “fracassos” de quem ainda não fez certas coisas que a idade impõe, do tipo, ter 30 anos e não tem um apartamento, ou estar casada com filhos… Coisas assim. No final da reportagem, tem um texto bárbaro da Nina Lemos, dizendo que ela tem 39 anos e não está casada. Não teve filhos e isso não está nos planos urgentes dela. O sonho da casa própria, ela ainda espera. Não tem carro, porque não sabe dirigir. E, não cozinha. Ela é Nina Lemos, 39 anos, uma loser*. E ainda diz mais: Se fosse homem, não teria que explicar nada. Nem escrever o texto. Estaria apenas aproveitando a vida. Seria um cara foda. O único problema seria não ter carro, claro.

Taí, o que ela escreve, o que a reportagem diz, é o que estou passando e alguma de vocês (sim, este post é pra meninas!), provavelmente também: Não ser/ter o que o mundo espera que você seja/tenha com a idade que você tem.

Tenho 38 anos, quase 39, não tenho ainda um apartamento (embora esteja em vias de!), não sou casada, não tenho filhos e não pretendo ter. Não tenho o emprego dos meus sonhos, não me formei em nada e minha conta bancária é uma grande merda. E o que o mundo faz comigo? Me cobra! Ouço cobranças até pelos olhares das pessoas quando estou em eventos onde a maioria do público está acompanhado e eu estou só. Quando saio com minhas amigas que já tem filhos e os assuntos por vezes não são os meus preferidos por simplesmente não ter opinião ou por simplesmente nem saber o que falar. Quando me pego folheando algumas revistas mostrando mulheres no topo das carreiras, viagens de negócios…

Por outro lado, eu poderia estar feliz, porque me casei aos 18 anos, porque me separei ainda aos 18 anos, já acreditando saber o que não queria na minha vida sentimental. Poderia estar feliz, porque embora não tenha nenhuma formação acadêmica, ainda assim sou bem cotada dentro da empresa em que trabalho. Poderia estar feliz, porque mesmo minha conta bancária não tendo milhares de dígitos, ainda assim me permito gastar com que bem entendo. Mas acho que não tem como ficar 100% feliz quando a sociedade inteira te cobra, quando o mundo pede pra que você seja mais além do que você consegue ou quer ser…

São muitos os clichês que temos que preencher em todas as idades de nossa vida. O cerumano não é e não poderá ser nunca o modelo ideal. E percebo que as mulheres é que são as mais cobradas dentro dos padrões que a sociedade estabelece.

Eu posso sim, escolher não ter filhos e isso não significa não ter vida sexual ativa. Posso não ter casado novamente por falta de alguém que eu achasse ideal para terminar os meus dias ao seu lado ou talvez porque o outro não me achasse “ideal” para isso, mas no fundo, vivemos criando as expectativas de que um dia, nossa vida será totalmente preenchida por todos os clichês que nos impõem: casar, ter filhos, ter uma carreira, saber dirigir, ter um bom carro do ano, uma casa própria, uma casa de praia (já tô apelando) e tantas outras coisas.

Ando pensativa demais sobre estas questões e, vai ver devo estar até transparecendo o pensamento, porque minha irmã mais nova quem me deu esta reportagem pra ler em pleno sábado à tarde…

*perdedora

2 comentários sobre “Patinho feio?

  1. Oie Dani

    Eu casei depois dos 30, não tenho apt nem carro, as cobranças vem do mesmo jeito agora “KD o nenê?” não adiante talvez com 40, 50, 60 ainda teremos cobranças, o importante é estarmos felizes..

    Bjos lindona e uma otima semana pra ti.

    Curtir

  2. Dani!!
    Acabo de registrar seu blog como meu favorito e prometo de agora em diante lê-lo!!
    Adorei a resenha do patinho feio e as que antecederam e vou tentar fazer o “porco bêbado” kkk
    Saudades de você minha amiga.
    Bjs
    Amo-te

    Dani diz: Oi Má! Faça o porco bêbado mesmo. Vc vai amar. Depois me manda as fotinhos… Rsrs!
    Quanto ao post do Patinho Feio, menino, remoí tanto este assunto na minha cachola que quase pirei estes dias, sabia? Mas agora liguei o foda-se e tamos aí!
    Que bom que salvou este humilde blog no seus favoritos. Não sabe como a autora aqui fica feliz!!
    Bju
    Tbém AMOOO!

    Curtir

Deixe um comentário

